27 de agosto de 2017

A Formula SAE

A Formula SAE

A Formula SAE é uma competição universitária, composta de diversas etapas. É organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE).

A Formula SAE foi idealizada na década de 80, nos EUA, para proporcionar a estudantes de graduação a oportunidade aplicar na pratica os conhecimentos adquiridos na universidade. Eles tem a experiência de idealizar, construir e apresentar um projeto de um carro estilo Formula dando-lhes a oportunidade de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, originalidade e solução de conflitos, presentes em qualquer projeto de engenharia que será encontrado no dia a dia da rotina de trabalho de futuros profissionais.

Surgida em 2004, a Fórmula SAE BRASIL está a caminho da sua 14ª edição. Em 2016 envolveu mais de 1030 inscritos , número que cresce significativamente a cada ano. As equipes melhor classificadas ganham o direito de representar o Brasil em duas competições internacionais realizadas nos EUA.

Inspeção de Segurança

Inspeção Técnica

Os jurados confrontam o projeto apresentado às especificações das regras da competição.

 

Teste de Ruido

Avalia-se se o ruído emitido pelo motor está dentro das especificações de segurança estabelecidas pelas regras da competição.

 

Tilt Table

O carro é colocado numa plataforma e inclinado a 60 graus para verificar se não há vazamento de fluidos.

 

Teste de Frenagem

O carro anda 30 metros para frear e deve travar as quatro rodas para cumprir com os requisitos de segurança.

 

Provas Estáticas

Design

Os jurados avaliam, nas apresentações dos diferentes setores de cada equipe, vários quesitos. Dentre eles: resultados de simulações, experimentos de validação realizados e evolução do projeto. O objetivo é apresentar as melhores soluções para os desafios encontrados ao longo do projeto.

Custos e Manufatura

Cada equipe envia um relatório de produção que descreve os custos teóricos associados a um ciclo de produção limitado com base no design do carro, e são avaliados pelo custo/ benefício dos componentes, materiais e processos de fabricação escolhidos para o protótipo.

Apresentação de Vendas

Nessa prova, as equipes elaboram um plano de negócios para atrair investidores de uma empresa hipotética para a produção em massa e venda do protótipo ao público.

Provas Dinâmicas

Aceleração

Testa a potencia e aceleração do carro. Dois pilotos correm por 75 metros retos.

Skid-Pad

Em uma pista em formato de 8, dá-se 2 voltas para um sentido e 2 voltas no outro, de forma a medir o desempenho do carro em curvas. Faz-se a média das voltas, e o menor tempo também fatura o maior número de pontos.

Autocross

Em uma pista de aproximadamente 800 metros, a equipe que desempenhar o menor tempo possível de percurso leva o máximo de pontos.

Enduro

2 pilotos precisam percorrer 11km cada com o carro, totalizando 22km. Além de ter que desempenhar o menor tempo possível, o carro também não pode apresentar falha alguma; ou seja, em caso de quebra a equipe é eliminada. Por fim, os carros são julgados pelo consumo de combustível juntamente com o tempo, a partir de uma equação que determina o carro mais eficiente.