Equipe

     

     A Icarus UFRJ é uma das cinco equipes de Formula SAE mais antigas do país, tendo sido fundada em 2004, ano da primeira competição brasileira. Atualmente, é composta, majoritariamente, por alunos dos cursos de Engenharia da Escola Politécnica, mas já conta com membros de outras carreiras.

     Simular o ambiente de trabalho com o intuito de desenvolver os integrantes da equipe. Tanto no âmbito profissional, como no interpessoal e acadêmico, ampliando a faculdade para além das salas de aula.

     Nos tornar uma iniciativa modelo dentre as equipes de competição. contribuindo na formação de profissionais experientes e capacitados para atuação não só no mercado automobilístico, como também em todos os setores nos quais a Icarus se insere.

Liderança

Comprometimento

Pertencimento 

Empatia. 

AERODINÂMICA​

     Aerodinâmica é a área que estuda o ar que passa pelo protótipo e visa otimiza-lo para aprimorar a dinâmica veicular do protótipo. A área foca, majoritariamente, em duas forças aerodinâmicas: reduzir o arrasto, que é uma espécie de resistência do ar, e aumentar a downforce, uma força vertical para baixo que melhora a performance do mesmo em curvas. Atualmente a área conta com dois aparatos, carenagem e undertray, e como projeto 2018 tem a construção de asas, popularmente conhecidas como aerofólios.

ELÉTRICA

     A Elétrica da Equipe Icarus de Formula SAE é responsável por todo funcionamento eletroeletrônico do carro. Atualmente é dividida em 2 partes: Aquisição e Potência. A Aquisição atua na captação e análise de dados do carro. Nessa análise, utilizamos sensores específicos para determinado objetivo. RPM , Temperatura dos discos de Freio, Aceleração Lateral e Longitudinal são exemplos de dados sensoriados pela Elétrica. A potência é responsável pela transmissão da energia elétrica e de todo o funcionamento das peças elétricas do carro. O uso da injeção eletrônica, manuseio do chicote e da bateria, são exemplos das inúmeras designações da Potência.

FREIOS E ERGONOMIA

     A área de freios é responsável por criar um sistema que converte a energia cinética rotacional em energia térmica, reduzindo a velocidade do protótipo. Este sistema compreende desde os pedais do carro até os discos e pinças de freio e deve ser capaz de travar as quatro rodas durante uma frenagem brusca e oferecer segurança e confiabilidade do piloto. Criando e estudando a dinâmica do modelo teórico, simulando através do ANSYS para então fabricar os componentes. Não só isso, seus membros são responsáveis pela ergonomia e segurança do piloto dentro do veículo, otimizando a postura do piloto e os equipamentos à sua disposição, assim como a visibilidade interna e externa.

ESTRUTURAL

     A área é responsável pelo desenvolvimento do item que mantém todos os outros componentes do carro coesos, assegura a integridade e, na medida do possível, o conforto do piloto, além de distribuir e dissipar forças e carregamentos provenientes do comportamento dinâmico do veículo , este é o chassi. Junto a ele, estão os periféricos que complementam suas finalidades: a firewall realiza o isolamento térmico entre piloto e demais sistemas aquecidos e/ou elétricos do veículo, que poderiam entrar em contato com o ocupante, causando-lhe dano; o atenuador minimiza impactos total ou parcialmente frontais; os forros interno e externo oferecem repouso para os membros inferiores do piloto e proteção contra entrada de detritos da pista, respectivamente.

SUSPENSÃO

     A suspensão tem como principal função garantir a máxima aderência dos pneus com o solo. Os pneus são, literalmente, os únicos contatos entre o veículo e o solo, portanto, sua aderência é fundamental para possibilitar uma boa performance do veículo. Além disso, ela é projetada de modo a garantir o melhor desempenho do veículo em situações de aceleração, frenagem e curva que podem ocorrer simultaneamente. Para isso, utilizamos fortemente os conceitos de dinâmica veicular em conjunto de conhecimentos obtidos na faculdade em áreas como Vibrações, Dinâmica e Elementos de Máquinas somados às simulações computacionais realizadas em softwares.

TRANSMISSÃO

     Do que adianta o motor mais potente se nada dessa força chega nas rodas? Ou um comportamento dinâmico de suspensão invejável se as rodas não tiverem força para empurrar o carro? É exatamente essa a responsabilidade de Transmissão, garantir que todo o torque do nosso motor seja transmitido da maneira mais eficiente possível para nossos pneus e assegurar que o piloto possa fazer trocas rápidas e precisas para que nosso carro seja cada vez mais veloz. Para cumprir esse objetivo, a área de Transmissão busca otimizar a troca de marchas e as peças que a compõem, reduzindo sempre a inércia do sistema.

MOTOR

     A área, motor, tem como objetivos principais garantir o melhor desempenho mecânico do nosso motor e também sua conservação máxima. Atualmente, utilizamos o motor da cb600f Honda hornet, esse foi escolhido a partir de estudos de mercado, análise de performance e necessidade da equipe. Além disso, dividimos nossa área em 5 sistemas: Admissão; Exaustão; alimentação; Lubrificação; Arrefecimento. Os sistemas de admissão e exaustão são responsáveis por garantir a maior eficiência volumétrica de ar dentro dos cilindros, para tal desenvolvemos estudos de dinâmica dos fluidos, vibrações e simulações em softwares CFD e de desempenho de motores.

MARKETING

     Busca fornecer meios para que as demais áreas possam prosseguir com seus trabalhos. Isso é feito a partir da busca e efetivação de parcerias de empresas que investem na equipe com materiais ou financeiramente. Também é feita a divulgação do projeto no meio digital e físico, intra e extra universitário, tanto para expandir e trocar conhecimentos, quanto para divulgar as empresas parceiras. São desenvolvidas ainda estratégias de arrecadação de verba por parte da própria equipe.

FINANCEIRO

     A área é responsável por acompanhar a previsão de gastos, fluxo de caixa e pagamentos da equipe. Bem como, liderar projetos de arrecadação de verba e manter o contato e negociar com patrocinadores, fornecedores e possíveis colaboradores. Além de realizar o controle das nota fiscais dos itens adquiridos pela equipe e lidar com a burocracia dos órgãos fiscalizadores e de controle sobre a equipe.

Laboratório de Tecnologia Mecânica, Centro de Tecnologia, Bloco I (Entre os blocos G e H) – Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 21941-590 – formulasae@poli.ufrj.br